Desenvolvedor do Pólo de Inovação (M/F)
African Innovation Foundation - Fábrica de Sabão da AIF - Luanda, todas as provincias
Fechado
Contrato
Descrição
Data de início: Imediatamente (limitado por dois anos, a tempo inteiro ou como consultoria)
A African Innovation Foundation é uma fundação mobilizadora e facilitadora de projectos inovadores destinados a aproveitar um vasto potencial inexplorado e / ou bloqueado em África. A AIF pretende estimular as ideias e perspectivas africanas em indústrias emergentes e em diversas áreas. O objectivo da AIF é aumentar a prosperidade dos africanos através do incentivo do espírito inovador em África.
A AIF está à procura de um desenvolvedor do pólo de inovação para a fábrica de sabão, um novo pólo localizado numa área pobre suburbana, a norte de Luanda. O candidato escolhido irá apresentar um relatório ao Director do Programa de Impacto Social para Angola (PISpA). A AIF espera que o candidato escolhido possa trabalhar no local por um período de 2 anos.
O desenvolvedor do pólo irá liderar a estruturação das actividades para o pólo (ultimar os trabalhos de construção, elaborar o plano de negócio, estruturar as principais actividades fundamentais na construção do pólo da comunidade), e chegar activamente a um vasto leque de grupos interessados (Ministérios, pequenos empresários, instituições relevantes, comunidade local, consultores externos) a fim de construir parcerias estratégicas. A AIF centra-se nas seguintes actividades no Pólo: conector cultural, proporcionar espaço orientado para a jardinagem urbana, reciclagem e gestão de resíduos, incubação para pequenas empresas e promoção da criatividade através da formação. O cargo é de tempo limitado, esperando-se que o candidato seja capaz de formar pessoas da comunidade local, as quais gradualmente vão assumir as suas responsabilidades.
O candidato escolhido terá fortes competências interpessoais, de organização e administrativas; capacidade para falar em público; capacidade para gerir uma carga de trabalho desafiadora; capacidade para trabalhar de forma independente e como membro de equipa; excelentes capacidades de escrita, comunicação e apresentação. Os candidatos devem ter experiência de trabalho num ambiente altamente colaborativo com pessoas e parceiros institucionais em diversos contextos e com diferentes estilos de trabalho. Os candidatos devem ser pessoas empenhadas, focadas, motivadas, de confiança e orientadas para a obtenção de resultados.
Requisitos
DEVERES E RESPONSABILIDADES
Liderar actividades de desenvolvimento, incluindo a identificação dos instrutores principais, intervenção comunitária e criação de parcerias com as comunidades locais e outros parceiros. Definir instrumentos e abordagens relevantes para possibilitar a interconexão dentro da comunidade.
Definir prioridades temáticas e criar um plano de negócios claro para a AIF na Fábrica de Sabão
Construção de estrutura e acompanhamento do trabalho de implementação.
Monitorizar mobilizadores locais nas principais áreas do trabalho identificadas.
Supervisionar a organização de workshops e projectos-piloto, centrados na concepção das intervenções, bem como na criação sólida de mecanismos de incentivo.
Estabelecer credibilidade como especialista do pólo de Inovação através da partilha de ideias empreendedoras nos meios de comunicação social (rádio, redes sociais, imprensa), e formar pessoas locais, as quais gradualmente vão assumir as suas responsabilidades.
Trabalhar com o Director do Programa na definição do plano anual de trabalho e dos resultados esperados da equipa.
COMPETÊNCIAS E REQUISITOS
Diploma universitário com foco nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática ou Gestão de Projectos.
Possuir pelo menos 5 anos de experiência profissional com mais de 3 anos de trabalho em África num papel semelhante, de preferência em ambientes internacionais.
Proficiência nas aplicações do MS Office (Word, Excel, Powerpoint)
Afinidade pessoal forte com o continente africano e vontade de contribuir para o seu desenvolvimento.
Excelentes capacidades de gestão organizacional, tempo, interpessoal, comunicação e de criação de redes.
Pensamento estratégico com uma entrega e paixão para a colaboração e a execução táctica.
Fluência escrita e falada na língua inglesa e francesa. Conhecimento da língua portuguesa é uma vantagem.
Compreender modelos de ecossistemas de inovação é uma mais-valia.