Sistema de Cadastramento de Quadros - Gestão Mineira e afins (Não emprego)
Ministério da Geologia e Minas - Angola, todas as provincias
Fechado
Contrato
Descrição
O QUE É?
CADASTRAMENTO é um processo de registo de quadros de geociências e ciências afins Angolanos que visa permitir ao país, especialmente para três departamentos ministeriais do Executivo, conhecer claramente o universo de profissionais locais formados no país e no exterior na referida área de actividade humana.
ONDE E COMO SE REALIZA?
Fisicamente, a estrutura para a sua realização técnica está baseada em Luanda, a Capital da República de Angola, mas o acesso à sua plataforma pode ser feito, por internet, em qualquer ponto do nosso planeta.
Para o efeito foi criado o presente web-site, num subdomínio do Portal do Governo de Angola, no espaço reservado ao Ministério da Geologia e Minas.
Para além de conter informação relevante, são requeridos, nos procedimentos do referida página, documentos comprovativos de condição académica e de especialidade em geociências ou ciências afins bem como cópia de bilhete de identidade ou de passaporte, dos profissionais a serem cadastrados.
Em verdade, no todo, o processo de conhecimento de quadros de geociências e de ciências afins será realizado em três níveis:
a) Nacional – Irá realizar-se um levantamento exaustivo, no país, dos quadros de geociências e de ciências afins, das instituições envolvidas a nível superior, médio e profissionalizante, disponibilidade actual e condição académica dos estudantes, o que poderá facilitar acções estratégicas de agregação de conhecimentos especializados e de superação, bem como a integração gradual no Sector Geológico e Mineiro.
b) Regional - criar uma base de dados que, com envolvimento de outros governos africanos, por acção intermédia do Ministério da Relações Exteriores e o Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE), possibilite a identificação de instituições de ensino africanos que formam quadros angolanos em geociências.
c) Internacional - identificar o universo de quadros angolanos em geociências formados, ou em formação, na Europa, Ásia, Oceania, Médio Oriente e Américas do Norte e do Sul, através de acções concertadas quer com o INABE quer com o Ministério das Relações Exteriores.
Entretanto, especial atenção é dada, tanto à nível nacional como internacional, aos seguintes países pelo seu histórico de envolvimento na formação de quadros angolanos em geociências desde 1975: Rússia, Cuba, Ucrânia, Argélia, Marrocos, África do Sul, Portugal, Namíbia, Checoslováquia, Alemanha, Polónia, Brasil e Índia.
Como campanha, o Cadastramento de Quadros terá início no 1º trimestre de 2014, com o estabelecimento do web-site para a inscrição, voluntária dos quadros, combinando acções de comunicação e envolvimento de instituições e países ligados às iniciativas de formação de quadros nacionais em geociências.
A campanha será contínua e será realizada de modo estruturado no período de 2014 a 2018, paralelamente ao processo de mapeamento do território, no âmbito do PLANAGEO, pelo Instituto Geológico de Angola.
O processo de cadastramento compreenderá, igualmente, um acto complementar de inscrição e registo presencial a nível do Ministério da Geologia e Minas.
QUAL O SEU FIM?
O CADASTRAMENTO tem como objectivos:
1. Conhecer o universo global dos quadros de geociências e de ciências afins, através de um processo de cadastramento contínuo no período de 2013-2018;
2. Partilhar com os quadros de geociências e de ciências afins, e potenciais; colaboradores, informação relevante tanto sobre o Plano Nacional de Geologia – PLANAGEO como da orla marítima de Angola;
3. Aproximar o Sector à realidade objectiva da efectivação de um dos indicadores dos seus objectivos globais: aumentar o grau de empregabilidade do Sector Geológico e Mineiro, especialmente no período 2013-2025;
4. Criar canais de diálogo permanente com quadros de geociências e de ciências afins, através de realização de conferências anuais e de actualização de dados quer sobre a evolução do sector, quer sobre as políticas operacionais de atracção dos mesmos ao Sector Geológico e Mineiro.
QUEM SÃO OS SEUS PROMOTORES?
Esta é uma iniciativa conjunta dos Ministérios de Geologia e Minas, Petróleo e Ciências e Tecnologia. Realizar-se-á anualmente, como corolário de cada processo, Jornada Técnico-científica de Geologia, Minas e Petróleo, destinadas a congregar quadros de geo-ciências e ciências afins para discutir, aprofundar e divulgar aspectos de relevância técnico-ciêntífica no domínio da geologia e sua aplicação nas áreas da exploração mineira e de hidrocarbonetos, bem como aprofundar o conhecimento e os avanços tecnológicos do mundo com vista a sua aplicação em Angola.
O QUE É REQUERIDO?
O registo imediato, com o preenchimento de formulário constante deste web-site.
Requisitos
A QUEM SE DESTINA?
O actual processo de CADASTRAMENTO destina-se aos profissionais angolanos de geociências formados especialmente de 1975 a 2013, aferindo-se, através dele, a qualidade da sua formação, suas áreas de residência e as valências de conhecimento disponíveis a nível dos quadros nacionais residentes no país e na diáspora.
QUAL O SEU CONTEXTO?
O actual processo de CADASTRAMENTO é parte de uma campanha de registo de quadros que tem como público-alvo específico os quadros angolanos formados nos seguintes domínios: Geologia, Hidrogeologia, Geofísica, Engenharia Geográfica, Engenharia de Minas, Laboratório, Matemática, Física, Química, Computação, Gestão Mineira, Gestão Ambiental. Essa campanha abarca os quadros:
a) Residentes no país
b) Residentes no estrangeiro
c) Em formação no país
d) Em formação no estrangeiro