Contrato
Descrição
Director Financeiro
Missão do cargo
Planejar, organizar e supervisionar as actividades da área financeira (Contabilidade, Fiscal-Tributária, Contas a Pagar / Receber, Tesouraria, Serviços Gerais, Departamento Pessoal, Custos Operacionais e Financeiros) e assegurar que todas as tarefas sejam executadas dentro das normas e políticas estabelecidas pela empresa e das normas legais.
Responsabilidade
Participar das actividades relacionadas com o planejamento estratégico da empresa, a partir de levantamentos e análise as informações relevantes sobre o cenário económico-financeiro, com o propósito de contribuir para a elaboração de planos de acção que levam a empresa a atingir os seus objectivos.
Supervisionar e orientar as actividades da área Financeira, com vista a assegurar o adequado controlo de toda movimentação financeira da empresa no que se refere à pagamentos, recebimentos e transferências de numerários e controlo da facturação geral da empresa.
Definir parâmetros para negociações ou negociar directamente com instituições financeiras, bancárias, com a finalidade de captar recursos financeiros ao menor custo possível, ou obter as melhores taxas de remuneração para as aplicações financeiras e menor custo das tarifas bancárias.
Elaborar o plano económico-financeiro e orçamentário da empresa. Fazer o seu acompanhamento para identificação de desvios e proposição das correcções necessárias, para obtenção dos resultados esperados no curto, médio e longo prazo.
Orientar a preparação dos relatórios económico-financeiros da empresa, bem como o controlo do seu activo imobilizado; assegurar a disponibilidade de informações contábeis e gerenciais fidedignas para dar adequado suporte ao processo decisório em todas as áreas.
Supervisionar a área Fiscal-Tributária, acompanhar a legislação e orientar as áreas da empresa envolvidas, tendo como finalidade o cumprimento das exigências legais em termos de pagamentos de tributos e obrigações acessórias, tendendo a minimizar os impactos da carga tributária para a empresa.
Supervisionar as actividades de Contas a Pagar/ Receber, Tesouraria e facturação de modos a assegurar que os recebimentos e pagamentos estejam efectuados dentro das normas e procedimentos da empresa.
Analisar os contratos firmados com terceiros, do ponto de vista, financeiro, fiscal-tributário e administrativo.
Requisitos
- Auditoria interna
- Contabilidade
- Gestão financeira
- Capacidade conceptual para apreender e gerar ideias gerais e abstractas em situações concretas; espírito organizativo; cuidado e meticuloso.
- Forte sentido de orientação independente; usar conhecimentos, metódos ou técnicas específicas no seu trabalho concreto
- Aptidão ou Relações Humanas para compreender, motivar e obter a adesão das outras pessoas; capacidade de comunicar, trabalhar e entender as actitudes e os comportamentos dos individuos e do grupos