Oficial para Políticas e Doutrina (militar Tenente Coronel ou equiparada)
COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL (SADC) - Gaberone, Botswana, todas as provincias
Fechado
Contrato
Descrição
Sob a superintendência directa do Oficial Superior para os Assuntos de Defesa e Planificação e a superintendência geral do Director do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, o Oficial para Políticas e Doutrina vai ocupar-se da planificação, desenvolvimento e coordenação dos assuntos de políticas e doutrina da Defesa Colectiva Regional da SADC. Esta tarefa contempla, entre outros aspectos, a formulação, revisão, harmonização de políticas e da doutrina de defesa regional e a prestação de apoio à planificação das operações e exercícios regionais.
O cabe também ao oficial fornecer análises de Informações Estratégicas e Operacionais relacionadas com as tendências e indicadores de conflitos regionais e internacionais, uma vez que estes podem afectar a Região da SADC. Deve também prestar apoio e assessoria, através do SODAP, em assuntos da Defesa Colectiva Regional e de segurança, incluindo em áreas que enfrentam ameaças actuais e emergentes; e assegurar a ligação com outras estruturas internas, tais como a Força em Estado de Alerta da SADC, o Centro Regional de Aviso Prévio da SADC (REWC) e outras instituições externas autorizadas, conforme considerado necessário.
No cumprimento das suas tarefas, o titular do cargo pode ainda coordenar as suas actividades com os principais actores internos relevantes, designadamente a Força da SADC em Estado de Alerta, os Estados-Membros e os actores e/ou instituições externos autorizados.
Requisitos
-Patente:
Tenente Coronel ou equiparada
-Competências/qualificações profissionais:
Oficial em serviço militar activo, com sete (7) anos de experiência mínima nos ramos de Política de Defesa, Doutrina e/ou Planificação, dois (2) anos dos quais na sede militar de formação ou superior;
Nível de Oficial Superior de Comando Conjunto ou superior;
Grau universitário ou equiparado;
Experiência em análise de informação militar, de defesa, de inteligência e de segurança;
Experiência em investigação científica;
Aptidões para a elaboração de relatórios;
Conhecimentos de informática na óptica do utilizador, incluindo familiaridade com o trabalho com pacotes de aplicativos informáticos básicos (Word, Excel, etc.) uma exigência obrigatória;
Proficiência em pelo menos uma ou mais línguas oficiais da SADC (por exemplo, o domínio do Inglês, do Francês ou do Português é uma exigência;
Ser cidadão da SADC
Empregador
COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL (SADC)
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma comunidade económica regional criada e gerida pelos países da África Austral. Tem como objectivo promover a cooperação nas áreas económica, social, política e da segurança entre os respectivos Estados-Membros, assim como incentivar a integração regional com vista ao alcance da paz, estabilidade e produzir riqueza. A SADC conta actualmente com quinze Estados-Membros , com uma população de, aproximadamente, 327 milhões de habitantes, e regista um PIB combinado de USD 600 mil milhões (2016).
O Secretariado pretende recrutar quadros qualificados para o preenchimento de várias vagas e reforçar a sua capacidade de execução do seu mandato. Para o efeito, o Secretariado convida os cidadãos da SADC detentores das qualificações e da experiência necessárias a candidatarem-se aos seguintes postos à disposição na sua Sede, em Gaberone, no Botswana, ou conforme indicado no anúncio de vaga.